Aproveitando o Dia do Agrônomo no último 13 de setembro e com diversos programas agrícolas, podemos afirmar que temos atuado em Louveira de forma bastante ativa neste setor. E em diversas frentes, com valorização da produção agrícola, aliando as ações com preservação ambiental, e unindo estes dois aspectos para também fomentar o turismo rural, que é uma característica natural da cidade.
O nosso trabalho em Louveira tem como um dos objetivos fortalecer o agricultor. Nestes 3 anos e 9 meses de trabalho realizamos programa de subsídios agrícolas para dar apoio aos agricultores de Louveira. Como exemplo, está o Promif (Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura), empréstimo sem custo de veículos para trabalho agrícola, Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), apoio à agricultura familiar e parcerias para incentivo aos jovens, como o Programa Jovem Agricultor do Futuro.
Uma novidade que trouxemos no ano passado é o Programa de Incentivo ao Cultivo Protegido. Trata-se de um subsídio para que o produtor possa adquirir telas de proteção para a lavoura contra intempéries e ataque de pássaros. Disponibilizamos recursos de até R$ 500 mil. O auxílio para cada produtor é de até 50% do investimento feito na lavoura e limitado ao valor de R$ 30 mil por ano.
Também para prestar apoio aos nossos agricultores e fomentar o Turismo Rural, contamos com a presença deles todos os anos na Festa da Uva e Expo Caqui, onde vendem as suas frutas para a população, participam de premiações e do famoso leilão.
Com foco no Turismo Rural, no site da Prefeitura de Louveira tem uma página com o Mapa Turístico, reunindo em um só lugar dezenas de estabelecimentos e rotas de ciclismo. Não deixe de dar uma olhada e conhecer um lugar novo, CLIQUE AQUI para acessar. https://louveira.sp.gov.br/trilhas-e-rumos
Queremos fazer muito mais! Veja abaixo o que está no nosso Plano de Governo para os próximos 4 anos em Desenvolvimento Econômico:
- Implantação do Centro de Tecnologia e Inovação de Louveira, em parceria com empresas locais e regionais, incluindo espaços para Startups, cursos de capacitação, laboratórios de inovação e fomento de novos negócios e apoio às empresas de Louveira.
- Ampliação da área de Logística e, consequentemente, a vinda de novas empresas para Louveira, na sequência da formatação e aprovação do Novo Plano Diretor de Louveira.
- Ampliação dos serviços oferecidos pelo Portal do Emprego e Empreendedor, para facilitar ainda mais o acesso às vagas ofertadas e aos cursos oferecidos pela Prefeitura.
- Intensificação dos cursos oferecidos pela Prefeitura via Nucca e Fundo Social de Solidariedade, incluindo também capacitações on-line em sintonia com as demandas indicadas pelas empresas da cidade, para a capacitação de funcionários e novos colaboradores.
- Fortalecimento da parceria com a Associação Comercial e de Empresários para fomento de eventos turísticos, rodadas de negócios e fóruns que promovam visibilidade e, ao mesmo tempo, proximidade das empresas com fornecedores para novos negócios, aumento de faturamento e, consequentemente, geração de mais emprego e renda para a população de Louveira.
- Ampliar os Programas Promif e Cultivo Protegido, ações de valorização à Agricultura Louveirense, que tem colocado a cidade em destaque e com reconhecimento estadual e nacional.
- Fortalecer a Agricultura Familiar com ações intensificadas junto aos produtos adquiridos pela Prefeitura para a Merenda Escolar da Rede Municipal
- Fortalecer a Cooperativa Agrícola, sobretudo com atividades e ações junto à Nova Fábrica de Suco e Entreposto Comercial implementado pela Prefeitura.
- Implantação da Colônia Italiana Louveirense, no Bairro da Abadia, com portais e estímulo à Festa Italiana.